Sejam Bem Vindos!
Prezado cliente,
A Santa Rosa Imóveis está à disposição desde já para sanar qualquer dúvida, todavia foi elaborado um Manual com acontecimentos rotineiros de uma locação.
Este Manual possui algumas instruções para ajudar você a esclarecer possíveis dúvidas a respeito da locação e também ajudar-lhe a utilizar o imóvel da melhor maneira possível.
É uma grande satisfação tê-lo conosco!
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
- Comercial: Segunda à Sexta das 8h00 às 18h00, sábados 8h às 12h00 - almoço: 11h00 às 13h00
- Financeiro: Segunda à Sexta das 8h00 às 18h00, sábados 8h às 12h00 - almoço: 12h00 às 14h00
- Rescisão contratual: Segunda à Sexta das 8h00 às 18h00 – almoço: 12h00 às 14h00
- Manutenção: Segunda à Sexta das 8h00 às 18h00 – almoço: 12h00 às 14h00
- Gerencia: Segunda à Sexta das 8h00 às 18h00 – almoço: 13h00 às 15h00
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OCUPAÇÃO DO IMÓVEL
Ao realizar a ocupação do imóvel, recomendamos que o locatário realize os seguintes procedimentos
- Efetuar a troca dos segredos das fechaduras externas por questão de segurança.
- Abrir os registros de água.
- Ligar a chave geral de energia (disjuntores internos e externos) e verificar se a voltagem da rede elétrica do imóvel é a mesma de seus aparelhos, atente-se a voltagem do seu imóvel.
- Caso more em prédios ou condomínios, informe-se sobre os horários para colocação do lixo na lixeira do prédio, bem como qual procedimento com o lixo reciclável.
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- Verificar se o relatório de vistoria está de acordo com o imóvel.
ATENÇÃO AO PRAZO DE CONTESTAÇÃO DE 10 DIAS!
- Testar tomadas, válvulas de descarga, fechaduras, torneiras, sifão, tanque, registros, chuverios, ralos e se houver algum problema, relatar urgentemente a imobiliária. SE ATENTE AO PRAZO DE CONTESTAÇÃO DE 10 DIAS.
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Caso o imóvel seja em condomínio, se atentar as regras, dias e horários disponíveis para a mudança.
Observe o Regulamento Interno!
CONTA DE LUZ E ÁGUA
De posse do contrato de locação devolvido pela imobiliária assinado, com reconhecimento de firma, e junto com documento de identidade, procure a concessionária de energia elétrica (COPEL) para a mudança de titularidade e uma nova ligação de energia elétrica no nome do locatário. EVITE CORTE DE FORNECIMENTO DE ENERGIA!!
Telefones das concessionarias .
0800 510 0116 0800-200-0115
Rua: 24 de maio, 782- Centro Rua: Marechal Deodoro, 373 -Centro
IMPORTANTE
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Em seu CPF não poderá constar pendências financeiras de qualquer outro imóvel junto às concessionárias.
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Não é permitida a transferência de titularidade ou nova ligação em nome de terceiros.
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A entrega das chaves somente ocorrerá após a transferência. Envie cópia da 1ª conta emitida em seu nome ao setor de atendimento.
ATENÇÃO: Caso seu padrão de água e luz fique dentro do imóvel impossibilitando a visão dos leituristas, faça você mesmo a leitura e informe as devidas concessionárias.
VISTORIA DO IMÓVEL (ENTRADA)
Ao receber as chaves do imóvel, o locatário recebe um Termo de Vistoria, em que estará o link dos videos e fotos detalhando as condições em que o imóvel encontra-se, bem como seus acessórios. Ao final da locação será realizada uma nova vistoria no imóvel e o mesmo deverá estar nas mesmas condições das descritas no laudo inicial.
A Imobiliária fotografa todos os ambientes e acessórios do imóvel locado, facilitando assim qualquer dúvida posterior.
Este documento obrigatoriamente deverá ser conferido no prazo máximo de 10 dias após o contrato assinado.
Caso haja alguma divergência, você deverá apresentar a contestação POR ESCRITO desta vistoria, que deverá ser enviado para o e-mail: santarosavistoria3@gmail.com no prazo acima mencionado.
Desde que previamente agendada, o locador ou seu representante poderá vistoriar o imóvel locado, para observar aspectos estruturais, instalações elétricas, vedações, etc.
DURANTE A LOCAÇÃO
1) REPAROS E MANUTENÇÃO
O proprietário tem obrigação de entregar o imóvel em condições de uso, ou seja, com a parte elétrica, hidráulica, esgoto e telhado em ordem. O proprietário é responsável por vícios ocultos e defeitos preexistentes no imóvel. Depois de recebido o imóvel e aceita as condições da vistoria, as manutenções desses itens serão do locatário. No andamento da locação, podem ocorrer alguns problemas de reparos e manutenção causados pelo desgaste natural e pelo próprio uso do imóvel, seja ela normal ou intenso. As execuções desses reparos são inteiramente de responsabilidade e pagamento do inquilino.
Veja a relação de manutenção que é de RESPONSABILIDADE DO INQUILINO:
Área externa:
- Manutenção de calçadas, desde que não envolvam danos estruturais;
- Manutenção de toldos (caso houver); fachadas, lixeira, caixa de correios;
- Manutenção de jardim e paisagismo;
- Manutenção de piscinas (caso houver), churrasqueiras (caso houver); sauna (caso houver); ducha (caso houver), edícula (caso houver);
- Manutenção de torneiras e registros;
- Manutenção de portão principal e de portão eletrônico, alarme, interfone, campainha, controle de portão, cerca elétrica, painéis solares, aquecimento;
- Manutenção de calhas, rufos, cobertura do telhado, desde que não envolvam reparos estruturais;
- Manutenção e limpeza de caixa d’água;
- Conserto de acessórios quebrados durante o uso do imóvel.
ATENÇÃO: SE SEU IMÓVEL É COMERCIAL, SE ATENTE NA DESCARACTERIZAÇÃO DA FACHADA
Alerta: Se você possui cachorro no quintal, é obrigatório a pintura dos muros e paredes externas, bem como deixar a grama limpa e em ordem.
Sala:
- Manutenção de maçanetas, fechaduras, chaves;
- Manutenção de portas e janelas, dobradiças, trinco, vidro, puxadores, roldanas;
- Manutenção de soquetes, lustres, globos, lâmpadas, reatores;
- Manutenção de tomadas, interruptores, fusíveis, espelhos de tomada;
- Zelar pela fiação elétrica, pisos e rodapés;
- Conserto de pintura e piso, desde que não envolvam reparos estruturais e sejam causados pelo mau uso do locatário.
Quartos:
- Manutenção de maçanetas, fechaduras, chaves;
- Manutenção de portas e janelas, dobradiças, trinco, vidro, puxadores, roldanas;
- Manutenção de soquetes, lustres, globos, lâmpadas reatores;
- Manutenção de tomadas, interruptores, fusíveis, espelhos de tomada;
- Manutenção de armários (quando houver), incluindo suas dobradiças, chaves, roldanas, gavetas, prateleiras, puxadores, etc; - Zelar pela fiação elétrica, pisos e rodapés;
- Conserto de pintura e piso, desde que não envolvam reparos estruturais e sejam causados pelo mau uso do locatário.
Banheiros:
- Manutenção de torneiras, registros, válvulas, sifão, vaso sanitário, ralos, pias, encanamento que liga vaso sanitário à parede;
- Manutenção de gabinete, dobradiças, puxadores;
- Manutenção de box, roldanas, puxadores, papeleiras, saboneteiras, porta toalhas, porta shampoo, espelhos e espelhos de tomada;
- Manutenção de maçanetas, fechaduras, e chaves;
- Manutenção de portas e janelas, dobradiças, trinco, vidro, puxadores, roldanas, vidro, vitrô;
- Manutenção de soquetes, lustres, globos, lâmpadas, reatores;
- Manutenção de tomadas, interruptores, fusíveis, espelhos de tomada;
- Manutenção de dobradiças, puxadores, e armários (quando houver);
- Manutenção de banheira (quando houver), bidê (quando houver); ducha higiênica (quando houver);
- Zelar pela fiação elétrica, pisos e rodapés;
- Conserto de pintura e piso, desde que não envolvam reparos estruturais e sejam causados pelo mau uso do locatário.
ATENÇÃO: Salientamos que o chuveiro, tampa do vaso sanitário, saboneteiras, porta shampoo e toalhas, são acessórios particulares, podendo ter ou não no imóvel, em tendo devem ser cuidados e zelados de acordo com o recebimento, em não tendo a responsabilidade de adquirir é única do locatário.
COZINHA:
- Manutenção de torneiras, registros, válvulas, sifão, ralos, pias, misturador, exaustor/coifa;
- Manutenção de gabinete, dobradiças, puxadores, gavetas;
- Manutenção de maçanetas, fechaduras, e chaves;
- Manutenção de portas e janelas, dobradiças, trinco, vidro, puxadores, roldanas, vidro, vitrô;
- Manutenção de soquetes, lustres, globos, lâmpadas, reator;
- Manutenção de tomadas, interruptores, fusíveis, espelhos de tomada;
- Manutenção de dobradiças, puxadores, e armários (quando houver);
- Conserto de pintura e piso, desde que não envolvam reparos estruturais e sejam causados por mau uso do locatário;
- Zelar pela fiação elétrica, pisos e rodapés;
- Manutenção de gás e mangueira do gás, se atente se seu imóvel possui gás encanado!
ÁREA DE SERVIÇO
- Manutenção de torneiras, registros, válvulas, sifão, ralos, pias, tanque;
- Manutenção de gabinete, dobradiças, puxadores;
- Manutenção de maçanetas, fechaduras, e chaves;
- Manutenção de portas e janelas, dobradiças, trinco, vidro, puxadores, roldanas, vidro, vitrô, varal;
- Manutenção de soquetes, lustres, globos, lâmpadas, reatores;
- Manutenção de tomadas, interruptores, fusíveis, espelhos de tomada;
- Manutenção de dobradiças, puxadores, e armários (quando houver);
- Conserto de pintura e piso, desde que não envolvam reparos estruturais e sejam causados por mau uso do locatário;
- Zelar pela fiação elétrica, pisos e rodapés;
Caso o reparo necessite de quebra de paredes, pisos ou consertos estruturais nas partes elétricas, hidráulicas, alvenaria ou telhado, estes serão de responsabilidade do proprietário do imóvel e deverão ser executados pela administradora, salvo se o dano tiver sido ocasionado pelo mal uso do locatário.
2) BENFEITORIAS
- Não execute nenhuma benfeitoria sem antes avisar ou notificar a imobiliária, solicitando prévia autorização;
- Benfeitorias não autorizadas podem caracterizar infração contratual;
- As benfeitorias dependem da autorização por escrito do proprietário;
- As benfeitorias não serão restituídas pelo proprietário ao final da locação, salvo as previstas em contrato;
- Você recebeu o imóvel nas condições da vistoria, sendo assim a locação é aceita na forma que o imóvel se encontra, salvo firmado contrário em contrato.
BENFEITORIAS ÚTEIS:
São obras executadas em um imóvel para melhorá-lo, aumentando ou facilitando o seu uso. Essas obras não são necessárias, mas aumentam a qualidade do imóvel. O proprietário não tem a obrigação de aceita-las. Em alguns casos o proprietário pode até aceitar, porém o pagamento fica a cargo do inquilino sem direito à restituições.
Exemplos:
- Box nos banheiros;
- Instalação de fechaduras extras;
- Grades; alarmes.
- Cerca Elétrica
BENFEITORIAS NECESSÁRIAS:
São as obras feitas no imóvel para conservá-lo, evitando sua deterioração e, nestes casos, geralmente o proprietário é obrigado a realizar e pagar por elas:
Exemplos:
- Reforço na fundação do prédio;
- Substituição de vigamento apodrecido no telhado;
- Vazamento interno nos encanamentos.
BENFEITORIAS VOLUPTUÁRIAS:
São obras feitas para embelezar o imóvel, que não aumentam o seu uso habitual e não poderão ser indenizadas pelo locador, as quais poderão ser retiradas pelo locatário na rescisão, contanto que não afetem a estrutura do imóvel.
Exemplos:
- Alteração da pintura do imóvel;
- Abertura de paredes;
- Troca de pisos;
- Placas de outdoor;
- Aumento da área construída.
Estas obras necessitam de autorização prévia do locador. Lembre-se que o imóvel deve ser entregue nas mesmas condições do início da locação, ou seja, caso você tenha aberto uma parede, por exemplo, deverá refazê-la novamente, caso não tenha sido autorizado pelo locador, ou que a autorização tenha sido na condição de reconstruí-la posteriormente.
ATENÇÃO: Não faça nenhuma benfeitoria ao imóvel sem antes consultar a imobiliária e ter uma autorização do proprietário. Qualquer benfeitoria não autorizada não dá direito de retenção e indenização do proprietário!